Subscribe:

terça-feira, 4 de outubro de 2011

MANIFESTE-SE

VEJA ABAIXO A CARTA CONSTRUÍDA PELO DCE E CENTROS ACADÊMICOS CONVOCANDO OS ESTUDANTES PARA MANIFESTAÇÃO NA QUARTA:

Novamente as entidades estudantis desta universidade vem através deste informativo convocar os estudantes a se mobilizarem em defesa de nossas reivindicações que em sua maioria ainda não foram atendidas pela administração superior.
Não é novidade para nenhum estudante que a universidade pública vive uma situação complicada, pois as consequências do REUNI já são sentidas no dia-a-dia de cada um. Com esse decreto, os números de estudantes nas universidades aumentarão 100% até 2012, porém ao mesmo tempo não terá um aumento proporcional de professores e estrutura. A situação complicou ainda mais com algumas medidas tomadas pela presidente Dilma, como o corte no orçamento de 50 bilhões para as áreas sociais, sendo parte deles 3 bilhões para a educação. Somado a isso o arrocho salarial que a Presidente pretende fazer aos servidores públicos federais que na sua grande maioria se encontra com salários defasados.
Sabemos que nós estudantes estamos enfrentando vários problemas para permanecer na universidade, o número de bolsas é insuficiente, no RU ainda não temos café da manhã e muitos necessitam de refeições no final de semana, porém em relação a essa pauta a única proposta da reitoria é privatizar o RU.
Não podemos nos calar também diante do assassinato do estudante Toni Bernardo, natural de Guiné Bissau, que cursava o curso de Economia e foi assassinado na Pizzaria Rola Papo no Bairro Boa Esperança. Toni enfrentou uma série de dificuldades e nunca teve apoio apropriado da UFMT.
Infelizmente esse fato evidenciou diversas dificuldades que os estudantes do PEC-G (Programa de Estudantes – Convênio de Graduação) sofrem com o descaso da administração superior, pois, não recebem auxílio médico, as ligações para as famílias que são de 3 minutos mensais foram cortadas, as condições de moradia são insalubres. Ou seja, as condições sofridas por esses estudantes são as mesmas que os estudantes brasileiros enfrentam. Esses estudantes não têm direito de pleitear as bolsas existentes na universidade como a Bolsas (Permanência, Alimentação e Moradia) e não podem ter acesso a pleitear vaga na CASA dos Estudantes, portanto queremos a garantia que esses estudantes possam ter acesso a essas bolsas, como acontece em grande parte das universidades brasileiras.
Realizamos uma grande mobilização no dia 15/09, na qual apresentamos à reitoria 20 reivindicações estudantis, destas, grande parte ainda não foram atendidas. No ultimo CEB (Conselho de Entidade de Base) deliberamos a construção de um ATO na próxima segunda feira dia 03 de outubro, diante da falta de encaminhamentos concretos de grande parte de nossas reivindicações e em defesa de um ensino público de qualidade.
Apresentaremos nossa contra proposta e só sairemos da reitoria depois que nossas reivindicações forem concretizadas.

CONCENTRAÇÃO PARA O ATO EM DIREÇÃO A REITORIA, QUARTA (05 DE OUTUBRO) ÁS 9:00 HORAS NA PRAÇA DO RU.

--

Luana Soares
(65) 9291-9175 

0 comentários:

Postar um comentário